Antimicrobianos Aztreonam


Espectro de ação

​Infecções por Gram-positivos ou anaeróbios concomitantemente a outro antibiótico para se obter cobertura apropriada. A atividade de aztreonam é limitada a bacilos aeróbicos Gram negativos e as espécies de bactérias produtoras de betalactamases também são muito sensíveis

Dose em Adulto

Dose de faxa usual: 1 -  2g a cada 6 -12 horas. 
 

Indicações especificas: IV
 

Infecção intra-abdominal, infecção associada à assistência à saúde ou de alto risco adquirida na comunidade (agente alternativo): Reservar para pacientes que não podem usar beta-lactâmicos (por exemplo, penicilinas, cefalosporinas, carbapenêmicos). Para infecção adquirida na comunidade, reserve para infecção grave ou pacientes com alto risco de resultado adverso e/ou resistência.

  • Colecistite aguda não complicada: IV: 1 a 2 g a cada 8 horas como parte de uma combinação apropriada; continue por 1 dia após a remoção da vesícula biliar ou até a resolução clínica em pacientes tratados sem cirurgia.
  • Outra infecção intra-abdominal (por exemplo, colangite, colecistite complicada, apendicite, diverticulite, abscesso intra-abdominal): IV: 1 a 2 g a cada 8 horas como parte de uma combinação apropriada. A duração total da terapia (que pode incluir a transição para antibióticos orais) é de 4 a 5 dias após o controle adequado da fonte. Para diverticulite ou apendicite não complicada tratada sem intervenção, a duração total é de 10 a 14 dias; para apendicite perfurada tratada com apendicectomia laparoscópica, 2 a 4 dias podem ser suficientes.


Meningite bacteriana (adquirida na comunidade ou associada a cuidados de saúde) (agente alternativo): Como um componente da terapia empírica para infecções associadas a cuidados de saúde ou terapia específica de patógeno (por exemplo, H. influenzae (beta- lactamase positiva), Enterobacteriaceae ou P. aeruginosa ): IV: 2 g a cada 6 a 8 horas; para terapia empírica, deve ser usado em combinação com outros agentes apropriados. 

Osteomielite vertebral nativa por P. aeruginosa: IV: 2 g a cada 8 horas por 6 semanas. 

***Cobertura dupla pode ser considerada (ou seja, aztreonam mais um aminoglicosídeo)
 

Pneumonia (agente alternativo para pacientes com alergia grave à penicilina [por exemplo, anafilaxia]):

  • Pneumonia adquirida na comunidade: Para terapia empírica de pacientes internados com risco de infecção por um patógeno gram-negativo resistente, incluindo P. aeruginosa: IV: 2 g a cada 8 horas como parte de um esquema de combinação apropriado. A duração total (que pode incluir terapia oral de redução) é de no mínimo 5 dias, ou para P. aeruginosa, 7 dias. Os pacientes devem estar clinicamente estáveis ​​com sinais vitais normais antes da descontinuação da terapia.
  • Pneumonia adquirida no hospital ou associada à ventilação mecânica: EV: 2 g a cada 8 horas; quando usado para terapia empírica, administre como parte de um esquema de combinação apropriado. A duração da terapia varia de acordo com a gravidade da doença e a resposta à terapia; o tratamento é normalmente administrado por 7 dias.


Infecções sistêmicas graves ou com risco de vida (por exemplo, Pseudomonas aeruginosa ): IV: 2 g a cada 6 a 8 horas; máximo: 8 g/dia. 

Infecção por S. maltophilia, multirresistente: IV: 2 g a cada 8 horas em combinação com ceftazidima/avibactam (administrado ao mesmo tempo, se possível).

Infecção do trato urinário: IM, IV: 500 mg a 1 g a cada 8 a 12 horas; máximo: 8 g/dia.

***Doses >1 g devem ser administradas IV

Efeitos Adversos mais frequentes

>10%:

Hematológico e oncológico: Neutropenia (crianças 3% a 11%; adultos <1%)
 

Hepático: aumento das transaminases séricas (crianças, dose alta: >3 vezes LSN: 15% a 20%; crianças, dose padrão: aumento da AST sérica 4%, aumento da ALT sérica 7%)
 

Local: Dor no local da injeção (crianças 12%, adultos 2%)
 

1% a 10%:

Cardiovascular: flebite (intravenosa: ≤2%), tromboflebite (intravenosa: ≤2%)
 

Dermatológico: erupção cutânea (crianças 4%, adultos ≤1%)
 

Gastrintestinal: Diarréia (≤1%), náusea (≤1%), vômito (≤1%)
 

Hematológicas e oncológicas: Eosinofilia (crianças 6%, adultos <1%), trombocitemia (crianças 4%, adultos <1%)
 

Local: Eritema no local da injeção (intravenosa: crianças 3%, adultos <1%), desconforto no local da injeção (intramuscular: ≤2%), inchaço no local da injeção (intramuscular: ≤2%)
 

Renal: aumento da creatinina sérica (crianças 6%)
 

Diversos: febre (≤1%)

Farmacologia

Mecanismo de ação

Inibe a síntese da parede celular bacteriana ligando-se a uma ou mais proteínas de ligação à penicilina (PBPs) que, por sua vez, inibe a etapa final de transpeptidação da síntese de peptidoglicano nas paredes celulares bacterianas, inibindo assim a biossíntese da parede celular. As bactérias eventualmente sofrem lise devido à atividade contínua das enzimas autolíticas da parede celular (autolisinas e hidrolases de mureína), enquanto a montagem da parede celular é interrompida. A estrutura do monobactam torna improvável a alergenicidade cruzada com beta-lactâmicos.

Absorção: IM: Bem absorvido; Doses IM e IV produzem concentrações séricas comparáveis.

Distribuição: amplamente nos tecidos corporais, líquido cefalorraquidiano, secreções brônquicas, líquido peritoneal, bile e ossos.

Ajuste de dose

Insuficiência Renal: Adulto

Se a dose usual recomendada for 1 g a cada 8 horas
ClCr 30 a <130 mL/minuto: Não é necessário ajuste de dosagem

ClCr 10 a <30 mL/minuto: 1 g a cada 12 horas ou 1 g em dose única e depois 500 mg a cada 8 horas

ClCr <10 mL/minuto: 1 g a cada 24 horas ou 1 g em dose única e depois 250 mg a cada 8 horas
Se a dose usual recomendada for de 2 g a cada 6 ou 8 horas

ClCr 30 a <130 mL/minuto: Não é necessário ajuste de dosagem

ClCr 10 a <30 mL/minuto: 2 g a cada 12 horas ou 2 g em dose única e depois 1 g a cada 6 ou 8 horas

ClCr <10 mL/minuto: 2 g a cada 24 horas ou​​​​​​​ 2 g em dose única e depois 500 mg a cada 6 ou 8 horas
***Doses >1 g devem ser administradas IV

Insuficiência Hepática: Adulto
Não há ajustes de dosagem fornecidos na rotulagem do fabricante. Use com cautela (ocorre uma pequena eliminação hepática).

Referência Bibliográfica

UptoDate.
Última atualização em 14/05/2023.