Antimicrobianos Ceftazidima/ Avibactam


Indicação

​Tratamento de infecção Intra-abdominal complicada, infecção de trato urinário complicada, incluindo pielonefrite e pneumonia adquirida no hospital, incluindo pneumonia associada à ventilação mecânica.

Dose em Adulto

Dose de faixa usual: IV: 2,5g a cada 8 horas, por 5 a 14 dias

Indicações especificas: IV
 

Infecção intra-abdominal (agente alternativo): IV: 2,5 g a cada 8 horas em combinação com metronidazol. A duração total da terapia (que pode incluir a transição para antibióticos orais) é de 4 a 5 dias após o controle adequado da fonte.

Pneumonia adquirida no hospital ou associada à ventilação mecânica (agente alternativo): IV: 2,5 g a cada 8 horas. A duração da terapia varia de acordo com a gravidade da doença e a resposta à terapia; o tratamento é normalmente administrado por 7 dias.

Infecção por Stenotrophomonas maltophilia multirresistente: EV: 2,5 g a cada 8 horas; use em combinação com aztreonam (administrado ao mesmo tempo, se possível).
 

Infecção do trato urinário complicada (pielonefrite ou infecção do trato urinário com sinais/sintomas sistêmicos): IV: 2,5 g a cada 8 horas. Mude para um regime oral apropriado assim que os sintomas melhorarem, se os resultados da cultura e suscetibilidade permitirem. A duração total da terapia varia de 5 a 14 dias e depende da resposta clínica e do antimicrobiano escolhido para completar o esquema.

Efeitos Adversos mais frequentes

>10%

Hematológico e oncológico: teste de coombs direto positivo (3% a 21%)
 

1% a 10%

Dermatológicas: flebite no local da injeção (crianças e adolescentes: >3%; adultos: <1%), erupção cutânea (crianças e adolescentes: >3%; adultos: <1%), prurido (2%)
 

Gastrintestinais: vômitos (>3%), diarreia (≥3%), náuseas (3%), constipação (2%), dor abdominal superior (1%)

Farmacologia

Mecanismo de ação

A ceftazidima inibe a síntese da parede celular bacteriana ligando-se a uma ou mais proteínas de ligação à penicilina (PBPs) que, por sua vez, inibe a etapa final de transpeptidação da síntese de peptidoglicano nas paredes celulares bacterianas, inibindo assim a biossíntese da parede celular. As bactérias eventualmente sofrem lise devido à atividade contínua das enzimas autolíticas da parede celular (autolisinas e hidrolases de mureína), enquanto a montagem da parede celular é interrompida.

Avibactam inativa algumas beta-lactamases e protege a ceftazidima da degradação.

Ajuste de dose

Insuficiência Renal: Adulto

CrCl >50 a <130 mL/minuto: Não é necessário ajuste de dose.

CrCl >30 a 50 mL/minuto: 1,25 g a cada 8 horas.

CrCl >15 a 30 mL/minuto: 0,94 g a cada 12 horas.

CrCl >5 a 15 mL/minuto: 0,94 g a cada 24 horas.

CrCl ≤5 mL/minuto: 0,94 g a cada 48 horas.

Insuficiência Hepática: Adulto
Nenhum ajuste de dosagem necessário.

Referência Bibliográfica

UptoDate.
Última atualização em 29/05/2023.