Antimicrobianos Clindamicina


Espectro de ação

Streptococcus (Grupos A, B, C, G), Streptococcus pneumoniae, Staphylococcus aureus (MSSA), Actinomyces, Fusobacterium necrophorum, Peptostreptococcus sp. 

Dose em Adulto

Dose de faixa usual:

Via oral: 600 a 1.800 mg/dia em 2 a 4 doses fracionadas; até 2.400 mg/dia em 4 doses divididas podem ser administradas para infecções graves.

IM, IV: 600 a 2.700 mg/dia em 2 a 4 doses fracionadas; de acordo com o fabricante, até 4.800 mg/dia IV (em doses divididas) tem sido usado em infecções com risco de vida; no entanto, faltam dados que comprovem essa dose; máximo: 600 mg/dose IM.

Indicações Especificas: IV e VO
 

Infecção de pele e tecidos moles:

  • Celulite não purulenta com risco de S. aureus resistente à meticilina ou erisipela (agente alternativo): Oral: 300 mg 4 vezes ao dia ou 450 mg 3 vezes ao dia. EV: 600 a 900 mg a cada 8 horas; transição para a terapia oral uma vez que o paciente começa a melhorar clinicamente.
  • Celulite, purulenta ou abscesso: Oral: 300 mg 4 vezes ao dia ou 450 mg 3 vezes ao dia. Antibióticos sistêmicos indicados apenas para abscesso em certos casos (por exemplo, pacientes imunocomprometidos, sinais de infecção sistêmica, abscessos grandes ou múltiplos, dispositivo de demora, alto risco de resultado adverso com endocardite). Se houver risco de bacilos gram-negativos, use em combinação com um agente apropriado. Duração: tratar por ≥5 dias, mas pode se estender por até 14 dias, dependendo da gravidade e da resposta clínica.
  • Celulite, supressão a longo prazo de infecção recorrente: Para pacientes com ≥3 episódios/ano de celulite estafilocócica conhecida ou presumida quando os fatores predisponentes não podem ser controlados: Oral: 150 mg uma vez ao dia após a conclusão do tratamento.
  • Impetigo ou ectima se houver suspeita ou confirmação de S. aureus resistente à meticilina (agente alternativo): Para impetigo, reserve a terapia sistêmica para pacientes com numerosas lesões ou em surtos para diminuir a transmissão: Oral: 300 mg 4 vezes ao dia ou 450 mg 3 vezes ao dia durante 7 dias.
  • Infecção necrosante dos tecidos moles (agente alternativo): IV: 600 a 900 mg a cada 8 horas como parte de um esquema de combinação apropriado. A antibioticoterapia deve ser usada em conjunto com a exploração cirúrgica precoce e agressiva e o desbridamento do tecido necrótico.

Dose em Pediatria

-
 

Efeitos Adversos mais frequentes

Dermatológicas: urticária, dermatite vesiculobolhosa
 

Gastrintestinais: dor abdominal, náuseas, vômitos

 

Farmacologia

Classe terapêutica: Lincosamidas.
Mecanismo de ação: Inibe a síntese proteica. 
Metabolismo: hepático. 
Eliminação (meia-vida): 2 horas (crianças), 2-3 horas (adultos).
Excreção: Urina (10%) como droga ativa, fezes (4%) como droga ativa.

Ajuste de dose

Insuficiência Renal: Adulto

Não é necessário ajuste de dose.

Insuficiência Hepática: Adulto

Não há ajustes de dosagem fornecidos na bula do fabricante.

Microorganismo relacionadas


Staphylococcus aureus

Síndromes relacionadas


Infecção Sítio Cirúrgico - Próteses Ortopédicas
Infecção Sítio Cirúrgico