Síndrome Profilaxias - Transplante de Células Tronco Hematopoiéticas


TCTH Alogênico - Profilaxia antibacteriana

Está indicada a profilaxia antibacteriana para todos os pacientes. Deve ser utilizado Levofloxacino na dose de 500 mg ao dia por via endovenosa. O medicamento deve ser iniciado a partir do 3º dia após o TCTH e suspenso após a recuperação de neutrófilos (>500/mm3) ou escalonado na presença de febre conforme protocolo de neutropenia febril.Conforme o paciente apresentar integridade do trato gastrointestinal, substituir o medicamento para comprimidos na dose de 500 mg a cada 24 horas .

TCTH Alogênico - Profilaxia para Herpes-vírus simples (HSV 1 e 2) e Varicella-Zoster vírus (VZV)

Está indicada a profilaxia para HSV 1 e 2 e VZV para todos os pacientes. Deve ser utilizado Aciclovir na dose de 250 mg/m2/dose a cada 12 horas ao dia por via endovenosa. O medicamento deve ser iniciado a partir do 3º dia após o TCTH e mantido durante o primeiro ano após TCTH.  Conforme o paciente apresentar integridade do trato gastrointestinal, substituir para comprimidos na dose de 400 mg a cada 12 horas .

TCTH Alogênico - Profilaxia antifúngica

Está indicada a profilaxia para fungos filamentosos para todos os pacientes. Para pacientes do SUS, deve ser utilizado Voriconazol na dose de 200 mg a cada 12 horas por via oral e para pacientes de Convênio deve ser utilizado Posaconazol na dose de 200 mg (5 mL) a cada 8 horas. Após a recuperação de neutrófilos (>500/mm3) suspender a profilaxia para fungos filamentosos e iniciar profilaxia para candidíase oral com Nistatina 500.000 UI (5 mL) por dose a cada 8 horas.   Suspender na reavaliação pós-alta (ambulatório). O posaconazol não é padronizado na instituição. Solicitar liberação ao setor de farmácia hospitalar.

TCTH Alogênico - Profilaxia para Pneumocystis jirovecii

Está indicada a profilaxia para Pneumocystis jirovecii para todos os pacientes. Deve ser utilizado Sulfametoxazol-Trimetropina na dose de 400/80 mg ao dia por via endovenosa. O medicamento deve ser iniciado a partir do 3º dia após o TCTH e suspenso após completar 1º ano de tratamento.Conforme o paciente apresentar integridade do trato gastrointestinal, substituir o medicamento para comprimidos na dose 400/80 mg a cada 24 horas.

TCTH Alogênico - Profilaxia para Strongyloides

Está indicada a profilaxia para Strongyloides para todos os pacientes. Deve ser utilizado Ivermectina na dose de 200ug/kg (2 comprimidos) ao dia por 2 dias. O medicamento deve ser iniciado no 1º dia do internamento para o TCTH e repetido no 14º após o TCTH.

TCTH Alogênico

 

TCTH Autólogo - Profilaxia para Herpes-vírus simples (HSV 1 e 2) e Varicella-Zoster vírus (VZV)

Está indicada a profilaxia para HSV 1 e 2 e VZV para todos os pacientes. Deve ser utilizado Aciclovir na dose de 250 mg/m2/dose a cada 12 horas por via endovenosa. O medicamento deve ser iniciado a partir do 3º dia após o TCTH e mantido durante o primeiro ano após TCTH.  Conforme o paciente apresentar integridade do trato gastrointestinal, substituir para comprimidos na dose de 200 mg a cada 12 horas .

 

TCTH Autólogo - Profilaxia para Pneumocystis jirovecii

Está indicada a profilaxia para Pneumocystis jirovecii para todos os pacientes. Deve ser utilizado Sulfametoxazol-Trimetropina na dose de 400/80 mg ao dia por via endovenosa. O medicamento deve ser iniciado a partir do 3º dia após o TCTH e suspenso após completar 6 meses após o TCTH.Conforme o paciente apresentar integridade do trato gastrointestinal, substituir o medicamento para comprimidos na dose 400/80 mg a cada 24 horas.

TCTH Autólogo - Profilaxia para Strongyloides

Está indicada a profilaxia para Strongyloides para todos os pacientes. Deve ser utilizado Ivermectina na dose de 200ug/kg (2 comprimidos) ao dia por 2 dias. O medicamento deve ser iniciado no 1º dia do internamento para o TCTH e repetido no 14º após o TCTH.

TCTH Autólogo

 

Antimicrobianos relacionadas


Aciclovir
Fluconazol
Levofloxacino
Voriconazol

Microorganismo relacionadas


Candida albicans
Escherichia coli
Klebsiella pneumoniae